domingo, 21 de julho de 2013

ADMINISTRADOR DO FUTURO DEVERÁ TER VISÃO SUSTENTÁVEL

 
Com 858.899 matriculados, segundo o último Censo da Educação Superior do MEC (Ministério da Educação), de 2011, a Administração é o curso que tem mais inscritos nos cursos de graduação do País.
O grande desafio, porém, é saber qual o perfil desse profissional no futuro. Especialistas da área ouvidos pela Folha de S. Paulo entendem que se destacará no mercado de trabalho o administrador que souber lidar com o conceito do lucro sustentável. Para eles, a atuação profissional será norteada pela ética e transparência no trato com funcionários, acionistas, a sociedade e o ambiente.
Eles entendem ainda que os cursos mais indicados para a especialização dos administradores devem ser os que focam novos modelos de gestão estratégica. Apostam ainda na ideia de que serão cada vez mais exigidos pela competência de inovar e relacionar-se com as pessoas.
Recém-eleita para ocupar o Conselho de Supervisores da Universidade Harvard (EUA), a consultora Flávia Buarque de Almeida disse que o administrador talentoso será o que conseguir reunir escuta apurada, visão, sensibilidade e criatividade. Ela acredita também que o foco desse profissional tem de passar pela psicologia humana. "No processo decisório, é fundamental compreender aspirações, relações interpessoais e desejos envolvidos", ressalta.
Na opinião de Maurício Queiroz, diretor acadêmico da Fundação Instituto de Administração (FIA), ética. responsabilidade socioambiental e princípios de governança corporativa são pré-requisitos para os futuros gestores. Também ganharão destaque pessoas com conhecimento em modelos de liderança, estrutura e cultura organizacionais, contratação, retenção e desenvolvimento de talentos e governança. A área de gestão em Tecnologia da Informação continuará em alta.

Fonte: Revista "Administrador Profissional" - CRA-SP - nº 303 - Setembro/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário