domingo, 28 de julho de 2013

TECNOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA



A utilização da tecnologia tem crescido de forma exponencial em todos dos setores da economia. Cada vez mais, a adoção de recursos e tecnologias de comunicação e informação tem se tornado indispensável em nosso cotidiano e influenciado diretamente a vida das pessoas. Entretanto, apesar de reconhecer essa importância, a administração pública, de forma geral e em todas as suas esferas, não tem acompanhado essa evolução.
No âmbito da administração pública, o grande objetivo da tecnologia deve ser o de melhorar a qualidade de vida do cidadão, além de contribuir sobremaneira para a eficiência e agilidade dos processos, reduzindo a burocracia e aumentando a qualidade da gestão, que inclui planejamento, organização, coordenação e controle.
Assim como ocorre nas várias áreas de atuação da administração pública, a aplicação de recursos tecnológicos também é extremamente heterogênea, ou seja, enquanto alguns municípios e unidades da federação estão em estágio relativamente avançado, e já apresentam uma substancial obtenção de vantagens por meio da tecnologia, em outros, há quase uma completa ausência desses recursos.
Além da discrepância existente da utilização da tecnologia nas diferentes regiões do País, grande parte dos recursos disponíveis nessa área é empregada em sistemas e ferramentas de controle, mais especificamente de arrecadação. Como exemplo disso, podemos colocar, de um lado, à montante, os sistemas utilizados hoje pela Receita Federal do Brasil, que estão dentre os mais avançados do mundo, de outro, à justante, que as Secretarias Municipais de Saúde, em sua grande maioria, além da falta de integração e comunicação entre os diversos sistemas utilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nem sequer tem um sistema para agendamento de consultas e recursos básicos para a gestão de suas unidades.
A comparação apresentada não tem o intuito de valorizar uma ou outra atividade do Estado, pois o zelo pela arrecadação é tão importante quanto o provimento dos serviços de saúde. Porém, há uma necessidade iminente de melhoria tanto no atendimento, como na qualidade dos serviços prestados ao cidadão, não somente na área da saúde, mas também em educação, transportes, infraestrutura, segurança pública, dentre outras.
Considerando o papel da tecnologia, para que isso aconteça, deve haver uma mudança na forma como os recursos tecnológicos são aplicados hoje pelo poder público. O foco deve ser alterado da aplicação atual, e estritamente voltada aos processos e ao controle, para o planejamento, inteligência e gestão integrada, visando benefícios ao cidadão.

Adm. Alexey Carvalho - CRA-SP 73.219 - Mestre em Tecnologia e professor universitário

Fonte: Revista "Administrador Profissional" - CRA-SP - nº 301 - Julho/2011

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