sábado, 10 de agosto de 2013

RESPONSABILIDADE: MARCA PERMANENTE


A responsabilidade é uma das marcas que devem acompanhar qualquer profissional comprometido com o bom desempenho de suas atividades. No caso do administrador, mais ainda, pois é inimaginável  admitir que, na execução de seu papel de condutor de áreas e até mesmo de organizações, essa característica não se constitua na essência da relação que deva ter com suas tarefas.
É claro que, diante das mudanças econômicas, sociais e tecnológicas impostas quase que diariamente ao mundo corporativo, é preciso ter competência para saber lidar com problemas cada vez mais complexos, quando não para romper com modelos burocráticos e ineficientes que barram a modernização das empresas. Mas, em que pese saber gerir o conhecimento para fazer frente a essas transformações, nada terá valor se não for feito com responsabilidade. É esse ato que vai gerar objetividade, confiabilidade, profissionalismo, transparência.
Ser um administrador responsável é muito mais do que pagar pelos erros praticados Enfim, é abraçar a ética e transformá-la na principal ciência para o desenvolvimento da profissão. Em outras palavras: utilizá-la como parâmetro na ampliação da capacidade de pensar e na árdua tarefa de se tornar mais eficaz para a sociedade. Essa é a estratégia que leva à liderança e, por conseguinte, a inspirar seguidores.(...)
(...) Até porque não se pode esquecer que o administrador é um profissional eclético, que busca continuamente diversas competências e se baseia em informações múltiplas para a tomada de decisões. Ser norteado, portanto, por um conjunto de dispositivos que ampliam - e até protegem - a sua responsabilidade é uma forma de garantir o exercício pleno de sua carreira. Mais do que isso, desempenhá-la com honra e dignidade.

Adm. Walter Sigollo
Presidente do Conselho Regional de Administração - CRA-SP

Texto base: Revista "Administrador Profissional " - CRA-SP nº 299 - maio/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário